Vamos conversar?
Vou contar para vocês uma história, a minha história.
Passei uma vida todinha escondendo sentimentos, porque achava vergonhoso ser vulnerável. Fingia que tudo sempre estava bem e me castigava porque na verdade nada estava bem, era um caos emocional.
Nessa minha vida também não entendia quem eu era. Acreditem, muita gente não se conhece de fato. Eu tinha os pensamentos confusos e estranhos, uma mente barulhenta. Nessa confusão eu me relacionava com o mundo de forma toxica e fria porque eu vestia um escudo e uma máscara que me dava um ar rebelde, fingia que era bem resolvida na minha personagem. No entanto, quando estava sozinha, eu tirava a fantasia e a Aline desabava.
(Mais alguém?)
Como tudo na vida tem consequência, a minha chegou. Eu adoeci.
Meu corpo estava cansado de tudo isso e gritou por ajuda. Desenvolvi uma doença autoimune que tenho que tratar para sempre. Pois é, acontece. São coisas da vida não é mesmo?
Foi nesse momento que entendi que todos esses sentimentos e experiências negativas são normais para nós, seres humanos. Imagino que muitos de vocês se identificam com esse relato. E foi também nesse momento que entendi o significado de viver.
A partir daí, nasceu minha nova vida. Uma vida mais entendida, cheia de bagagens e aprendizado. Hoje eu busco compreender melhor meu coração, minha mente, meu espírito e meu corpo. Foi assim que nasceu meus 4 pilares, uma forma que encontrei de compartilhar a vida e as coisas que aprendi com ela, e também, uma forma de trazer para perto quem tem experiências semelhantes para compartilhar.
Então vamos conversar?
Meus 4 Pilares
Emoção | Mente | Espirito | Corpo
Meus 4 pilares: estrutura que nos sustenta e nos permite viver de forma equilibrada.
Viver de forma equilibrada: para ficar bem precisamos reconhecer e aceitar o que nos faz mal.
O ser humano é feito de experiências, boas e não tão boas. Repare que, o que te ensina e te faz ser melhor, o que te impulsiona são as coisas não tão boas, as adversidades. A dor ensina né! É assim que todo mundo diz e eu concordo.
Mas seguindo esse raciocínio, temos então que vivenciar coisas ruins? Temos. E isso acontece o tempo todo com todos nós.
Mas a boa notícia é que experiências positivas estão disponíveis também, o tempo todo. São essas experiencias positivas que nos fazem respirar em meio a fumaça, dormir em meio a tormenta e que enchem nosso coração de alegria e gratidão. Elas nos fazem sorrir de repente após uma crise de choro. Percebe? Todos nós temos fases ruins mas se soubermos equilibrar o bem e o mal acreditem, melhora a experiência vivida.
Vamos trabalhar juntos?
Eu proponho que você não romantize a vida, porque a realidade não é um conto de fadas. Eu proponho que você se conheça e se ame, que você consiga lidar com os seus problemas. Quero que você emocionalmente, mentalmente, espiritualmente e fisicamente fique bem, apenas isso.
Eu proponho também que você me ajude, compartilhando comigo a sua história.
As emoções são como a água
carregam, fluem, purificam e nutrem...
Nenhuma emoção sombria e toxica é mais forte que um coração vencedor.
A mente não vai funcionar se o coração estiver doente.
A mente é como o ar
expande, comunica, associa e influencia...
Esse é o pilar da programação, organização e do foco.
É aqui onde conseguimos realizar sonhos.
O espirito é como o fogo
muda, transmuta e energiza...
Nesse pilar está a completude!
A sua fé move montanhas, ela cura.
Com um espirito doente ou esquecido nada pode ser construído.
O corpo é como a terra
forte e determinado...
Aqui fazemos boas escolhas e não praticamos os exageros.
A vida equilibrada faz sentido porque nosso corpo reflete a vida que estamos levando.
"Eu sou como a natureza".
Como a água preciso fluir...
Como o vento tenho que me mover em direção a algo...
Como a semente, tenho meu tempo de preparação antes me transformar em uma flor...
Sou como o fogo, mudo de acordo com as necessidades da minha vida.
O Pilar da Emoção
As emoções são como a água:
carregam, fluem, purificam e nutrem...
As emoções estão em constante mudança, assim como a lua e as quatro estações.
Elas foram feitas para serem entendidas!
Certa vez, eu li um livro chamado "O Clube das 5 da Manhã" de Robin Sharma. Em uma passagem do livro, o escritor explica de maneira bem clara que nada pode combater um coração vencedor! Eu li e concordei com ele, a mente não vai trabalhar a seu favor, seu espirito e seu corpo não ficarão em sintonia se o seu coração estiver doente. Foi ali que entendi e corri atrás de cuidar do primeiro pilar da minha vida equilibrada: as emoções.
Eu mergulhei fundo no mistério sem fim do sentir.
Em poucas palavras, cuidar da nossas emoções é alimentar as emoções positivas, que são o nosso combustível para o bem-estar, e dessa forma mandar embora as emoções ruins, aquelas sombrias e tóxicas.
Tudo aquilo que colocamos energia e empenho cresce, e o que deixamos de lado enfraquece. Então, se trabalharmos as emoções positivas, as ruins ficarão pequenas e fracas. Eu coloquei em prática algumas mudanças saudáveis e consegui deixar meu coração mais forte. Funcionou comigo e vou compartilhar com vocês.
Temos um plano de ação: Reparar e reconstruir o coração vencedor.
Vamos sequenciar esse plano de ação em algumas etapas importantes:
hábitos emocionais saudáveis;
ansiedade;
tédio;
vulnerabilidade;
autoestima;
pontos fracos.
Hábitos Emocionais Saudáveis
"Quanto mais deixar a sua alma brilhar através de você, mais alta será sua vibração pessoal. Sua vibração pessoal é afetada pelas vibrações de outras pessoas e pelas vibrações do mundo. Entretanto, como você quer se sentir é uma opção sua. (Penney Peirce)
Segue uma lista com dez hábitos energéticos que trazem alívio para nosso coração, são como pílulas emocionais:
1 - Pense e aja sem se julgar, seja gentil consigo mesmo e traga essa leveza para a sua vida. Deixe também que os outros pensem e ajam como quiserem, o problema é deles;
2 - Perceba a energia de outras pessoas e lugares, mas não mude a sua para se encaixar a elas;
3 - Troque ideias e frequência energética com outras pessoas propositadamente, para aprender algo novo, mas depois volte a você mesmo;
4 - Fique receptivo aos sinais sutis que existem no momento presente, capte sensações e mensagens que lhe farão bem;
5 - Refugie-se em si mesmo com certa frequência, não para fugir, mas para refletir e ajustar emoções que não estão em uma frequência boa;
6 - Seja confiante e se aprecie, lembre-se de que não é preciso tentar impressionar os outros;
7 - Experimente todas as sensações, das mais puras às mais densas e pesadas, até mesmo nas tensões, há informações úteis;
8 - Saiba que a vida oscila e suas emoções também, aceite isso e quando não se sentir bem, recolha-se para ajustar a sua frequência;
9 - Quando precisar, pare e respire fundo por alguns segundos. O seu corpo e as suas emoções irão mudar de frequência;
10 - Seja um espelho, reflita coisas boas ao mundo e receberá coisas boas de volta.
Quando a Ansiedade nos faz Uma Visita
A minha ansiedade vem me visitar vestida de "neura" e "preocupação" e entra sem pedir permissão. Nada para mim é mais indesejado do que essa visita.
A ansiedade para mim sempre foi algo sem sentido, porque estou bem e do nada vem um pensamento ou uma lembrança que desperta uma sequência de outros pensamentos e lembranças que juntos gera um sentimento ruim. Como eu fico me sentindo após esse episódio também não faz muito sentido, porque a "neura" toma conta da minha cabeça e não tem lógica as preocupações que vêm à tona.
Durante o período ansioso os meus pensamentos são repetitivos e obsessivos. Isso me espanta. A consequência disso é a paralisação, o medo e a insegurança. Logo, tudo sai do eixo por conta dessa falsa imagem das coisas.
Não é lógico, não faz sentido. Só me resta esperar a ansiedade ir embora ou tentar expulsá-la o quanto antes.
Eu conheci uma mulher na internet que me ajudou muito nessa questão, Gabriela Stapff, vi um um vídeo no seu canal digital, onde ela dizia para conversar com a ansiedade, como se fosse uma conversa com outra pessoa.
"Oi ansiedade, tudo bem? Eu sei que é você. Sinto-me mal quando fico preocupada e preciso parar agora mesmo. Mas antes, vamos entender porque estou assim. (Reflexão sobre o que sinto). Pronto. Nesse momento eu transmuto esse sentimento. Ansiedade, você já pode ir embora. Obrigada pela visita."
Uma conversa é capaz de resolver tudo.
Há outra forma de mandar a ansiedade embora: quando estamos ansiosos e reconhecemos o problema, podemos nos perguntar se de fato aquele pensamento/sentimento tem alguma probabilidade de nos prejudicar. Realmente vai acontecer algo ruim? Com certeza a resposta será: não!
Pensar sobre os tempos passado, presente e futuro também ajuda. Por exemplo:
"Eu não sou mais essa pessoa, não penso mais assim. Então porque estou sentido isso?"
"Como vou saber se isso vai acontecer? Não tenho como prever o futuro, então vou viver o agora."
Espero que você utilize esses métodos e consiga lidar com a indesejada ansiedade quando ela bater a sua porta.
Sobre o Tédio
Para mim, o oposto da felicidade é o tédio.
Felicidade = Empolgação
E o oposto da empolgação é o tédio.
O tédio é ruim. É um estado de humor onde nada está bom, não há vontade de fazer nada. Ou você procura algo para fazer e não encontra, ou aquilo que você está fazendo se torna entediante e chato.
As tarefas da nossa rotina são um gatilho para o tédio aparecer e lidar com ele não é fácil. Eu não sei vocês, mas eu fico aborrecida e sei que aborrecimento atrapalha as emoções positivas.
Mas tem como usar o tédio a seu favor, assim indicam alguns estudos de psicologia. Você pode, nos momentos de tédio, usar a criatividade, criar ou melhorar alguma habilidade ou iniciar algum projeto criativo. Você pode inovar a maneira de executar as tarefas rotineiras para evitar o tédio.
A cima de tudo, você deve reconhecer e aceitar o tédio para lidar melhor com ele.
Vulnerabilidade
Essa questão é muito especial para mim. Na terapia com uma psicóloga, eu entendi que tinha medo da exposição, de me parecer não suficiente para o mundo. Isso é grave, fere diretamente o emocional. Como complemento ao trabalho da psicóloga, ela recomendou a leitura do livro "A coragem de ser imperfeito" da autora Brené Brown. E minhas emoções nunca mais foram as mesmas.
Aprendi que a vida é experimentar incertezas, se expor emocionalmente. Estar vulnerável não é uma fraqueza, é uma demonstração de coragem, pois quando fugimos de sentimentos como mágoa, medo e decepção, nos fechamos para o entendimento e a aceitação do que temos de melhor da vida, que é o aprendizado.
Esse aprendizado começou para mim quando:
Me libertei do que os outros pensam sobre mim, do perfeccionismo, me tornei flexível, perdi o medo do desconhecido, me libertei da necessidade de ter certeza, me libertei da comparação, parei de supor as coisas, parei de tentar ter o controle sobre tudo.
Ser vulnerável não é vergonhoso, é aceitar que temos medos comuns, falhas humanas e somos corajosos e resilientes para seguir adiante.
Autoestima
Significa admiração e respeito pela pessoa mais importante da sua vida: você mesmo.
Existem alguns ingredientes que juntos formam a autoestima, assim como uma receita de bolo.
1 - Aceitação - aceitar os seus erros é importante. O que não deu certo uma vez, você fará diferente na próxima.
2 - Apreciação - aprecie-se como se você fosse uma boa música, uma comida. Se deguste, sinta o seu gosto.
3 - Admiração - olhe para si mesmo, admire-se como se você fosse o pôr do sol, por exemplo.
4 - Confiança - curta o seu processo de construção, aprenda com os seus erros, acredite em você!
Ter uma autoestima elevada é muito importante para um coração vencedor, não acha?
Pontos Fracos
É importante trabalhar os nossos pontos fortes, como já dito aqui, mas em especial, devemos identificar os pontos fracos e fazer uma lista. Isso mesmo, pegue o papel e a caneta, e anote os pontos fracos que te impedem de ter um coração vencedor.
Como mencionei, eu aceitei a minha vulnerabilidade, e isso fez uma diferença enorme na minha saúde emocional. Nessa época, fiz uma lista de pontos fracos que me ajudou muito a fortalecer aos meus pontos fortes. Na minha lista tinham as seguintes características:
insegurança;
medo;
vergonha;
julgamento;
dependência de aprovação;
reatividade.
Eu recomendo que você identifique seus pontos fracos para, aos poucos, ir eliminando-os. Dessa forma você se fortalecerá emocionalmente.
Hoje, entendi que ficar bem apesar das adversidades está na sua mente, na forma como enxerga as situações e lida com elas. Mas um coração machucado e doente atrapalha esse processo, ele não permite que você direcione o olhar para novos ângulos. A cura da alma começa pelo seu coração, cuide bem dele.
(coração blindado, mente sã)
O Pilar da Mente
Após blindar o coração vencedor, precisamos alimentar a nossa mente.
A mente é como o ar:
expande, comunica, associa e influencia...
Esse é o pilar da programação, organização e do foco.
É aqui onde conseguimos realizar sonhos.
Trabalhar a mente é um ato inteligente, é estar à frente, ter astúcia. É viver no presente com atenção plena voltada às pessoas e situações que nos cercam. Trabalhar a mente é estudar a si mesmo e aos assuntos compatíveis com a sua pessoa.
Trabalhar a mente é um ato de amor!
Mas como ter uma mentalidade de sucesso? Comece pelo essencial.
Vem comigo...
As ideias que irei escrever aqui funcionaram para a minha vida. Durante a pandemia que vivemos recentemente, tive tempo e vontade de me autoconhecer. Foi nesse período que estudei bastante sobre mentalidade, mas de fato, somente esses temas que colocarei aqui funcionaram para mim. Te convido a viver essa jornada comigo e não parar nunca de estudar os assuntos que te interessam na vida, sejam quais forem, você é livre para ser quem deseja ser. Se construa, estude!
Mentalidade Abundante
Vamos começar então pelo essencial. Essencial na vida é ter uma uma mentalidade abundante.
Abundância = transbordar ou seja, ter o suficiente para si e para ajudar os outros. Estamos falando sobre todos os aspectos importantes da vida: dinheiro, inteligência, amor, saúde, espirito, etc..
Não é um bicho de sete cabeças. A palavra abundância tem um significado bem simples. Abundância é pensar e agir positivamente, sempre pensando em melhorar. Seja o que for, pense que tem para todos e todas essas dádivas estão disponíveis no Universo, basta você querer ter ou ser. Pense um pouco, ninguém tira nada de você, o que te impede ou tira algo de você são as crenças limitantes que estão gravadas na sua mente subconsciente, ou seja, aquelas que você às vezes nem nota, aquele comportamento ruim que você nem sabe de onde vem. Comece a se notar, se algo te faz mal, se alguma coisa está travada na sua vida, você precisa reprogramar a mente para novas crenças, as abundantes. Essa melhoria depende de ação, ir atrás de resolver o que precisa e fazer diferente. Não é fácil mas é possível.
Nosso sucesso ou fracasso se deve aos nosso sistema de crenças, podendo ser alterado quantas vezes for preciso durante a nossa vida.
TER - é merecimento e você merece | FAZER - é capacidade e você nasceu com ela | SER - é o seu valor próprio, seja a sua melhor versão
O Princípio do Menor Esforço
O princípio do menor esforço quer dizer economizar gastos energéticos com o que não é relevante para usá-los no que realmente importa e assim trazer resultados positivos para a sua vida.
O outro tem um papel importante aqui, aliás nós em relação ao outro importa nesse aspecto. Explico: Seja responsável pelo o que sente e faz, não é o outro, é você que permitiu, escolheu, aceitou...
Outra questão importante sobre o outro é a insistência nossa. Não perca tempo tentando convencer ninguém, quando a pessoa não quer ouvir ou não está interessada em concordar com você, é direito dela, o problema dela. Eu aprendi a falar uma vez apenas, caso não tenha o resultado esperado, eu vou cuidar de outras coisas que dependem de mim. Faz sentido?
Outro aspecto que suga nossa energia é achar que ser produtivo é trabalhar ou estudar até a exaustão. Não funciona assim. Ser produtivo é ter clareza daquilo que está executando de forma que as tarefas são acertadas e bem feitas. Clareza é saber o que precisa fazer, porque precisa fazer e ter a certeza do resultado final.
Naturalmente, quando fazemos nosso trabalho com clareza, o resultado final é satisfatório e o durante o processo você se esforça menos e economiza tempo. Ou seja, menor gasto energético.
Para uma vida de economia de esforços sugiro algumas dicas valiosas para o dia a dia:
1- Se cansou? Pare um pouco e descanse, você não irá perder tempo e sim economizar energia, pois irá voltar a atividade mais ágil;
2- Pergunte-se ao menor sinal de complicação: "Existe uma forma mais simples de fazer isso?";
3- Diante de um problema, olhar como expectador e não como você. O olhar de fora resolve, pois te faz ter ideias que você não havia pensado por estar amarrado ao problema.
“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu DESEJO. O que for o teu desejo, assim será tua VONTADE. O que for a tua vontade, assim serão teus ATOS. O que forem teus atos, assim será teu DESTINO”.– Brihadaranyaka Upanishad IV, 4.5 (trecho de uma escritura do hinduísmo).
Que todos nós saibamos a medida certa (que é individual) para alcançar o nosso sucesso. Sucesso que nada mais é saúde, energia, entusiasmo pela vida, relacionamento bons, liberdade criativa, estabilidade física/mental e emocional, bem-estar e paz de espírito.
Menos é Mais
A Era da Informação: O Lado Negativo do Excesso de Conhecimento
Vivemos em uma época marcada por uma quantidade impressionante de informações ao alcance dos nossos dedos. A revolução digital transformou a maneira como consumimos, compartilhamos e processamos dados, criando uma era em que a informação é a moeda mais valiosa. Mas, é importante reconhecer que essa avalanche de informações também tem um lado negativo que impacta nossas vidas de várias maneiras.
Em primeiro lugar, quanto mais informação temos em mãos sobre algo, mais confusos e sufocados ficamos e assim, ficaremos longe de ter clareza mental. Todos os dias, somos bombardeados com notícias, atualizações de redes sociais, e-mails, mensagens de texto e uma infinidade de outros conteúdos. Isso nos leva ao estresse, ansiedade e até mesmo esgotamento.
Outro ponto importante, e no meu ponto de vista tem a ver com a pressa que estamos vivendo, nos alimentamos de superficialidade, tendemos a consumir conhecimento de forma rasa, pulando de um tópico para outro sem aprofundar nosso entendimento. Isso pode prejudicar a nossa capacidade de pensamento crítico e reflexão profunda.
Outra consequência negativa é a disseminação de informações falsas e desinformação. Com tantas fontes de informação disponíveis, tornou-se mais fácil para indivíduos mal-intencionados ou desinformados espalharem informações incorretas, o que pode ter graves consequências para todos nós.
A era da informação trouxe consigo benefícios inegáveis, como a disseminação do conhecimento de forma rápida e a capacidade de nos conectarmos com pessoas de todo o mundo. No entanto, não podemos ignorar os aspectos negativos desse excesso de informações, que incluem sobrecarga, superficialidade, vício, desinformação e impactos na saúde mental. Para aproveitar ao máximo a era da informação, é fundamental desenvolvermos habilidades de filtragem, discernimento e equilíbrio, para que possamos nos beneficiar do conhecimento disponível sem ficarmos frustrados e confusos.
Atenção aos Objetivos
Definir objetivos claros é o que te conduzirá a melhores resultados. Sabendo o que quer e a forma como irá aplicar aquilo que você se propôs, terá maior foco, se sentirá menos esgotado e os resultados virão com mais qualidade.
Você já parou para pensar nisso? Se está adaptado a viver no modo automático e a fazer coisas de forma aleatória, recomendo que pare e reflita.
Para que seus objetivos saiam do papel, dê atenção ao mais importante, elimine ou reduza o menos importante e tenha organização, pois sem ela nada fluirá. Definir objetivos é fundamental por várias razões:
1 - Direcionamento: Objetivos fornecem um senso claro de direção. Eles ajudam a estabelecer o que você deseja alcançar a curto, médio e longo prazo;
2 - Motivação: Objetivos funcionam como fonte de motivação. Quando você tem metas claras em mente, fica mais motivado para trabalhar em direção a elas;
3- Foco: Ter objetivos bem definidos ajuda a evitar distrações. Quando você sabe o que quer alcançar, é mais fácil priorizar tarefas e atividades que o aproximem de seus objetivos, ao invés de desperdiçar tempo em coisas irrelevantes;
4- Autoconhecimento: A definição de objetivos requer introspecção. Isso pode ajudá-lo a entender melhor a si mesmo, suas paixões, valores e o que realmente deseja da vida;
5- Realização: Ao atingir objetivos, você experimenta um sentimento de realização e sucesso. Essas conquistas podem aumentar sua autoestima e autoconfiança, incentivando-o a estabelecer objetivos ainda maiores;
Em resumo, definir objetivos é importante porque fornece clareza, motivação, direção e um caminho para alcançar o que você deseja na vida. Ajuda a aproveitar ao máximo seu potencial e a criar uma sensação de propósito e realização ao longo do tempo.
Seja Útil e Seja Gentil
Ser melhores com as pessoas não apenas melhora nossos relacionamentos pessoais e nossa própria qualidade de vida, mas também contribui para um mundo mais inclusivo, empático e harmonioso. É um investimento valioso em nosso próprio crescimento pessoal e no bem-estar da sociedade como um todo. É inteligente incluir o outro, isso aumenta seu poder de influência e carisma.
Fazer conexões é importante, são fundamentais para o nosso bem-estar mental. Ao sermos melhores com as pessoas, praticamos a empatia, o que torna nossas interações mais compassivas e nos ajuda a entender melhor as necessidades e perspectivas dos outros. Outro aspecto importante para fazermos conexões saudáveis é o respeito. Mostramos respeito e consideração pela opinião, cultura, crença e identidade alheia, promove a igualdade e a diversidade.
Muitos aspectos da vida, como o trabalho e projetos em equipe, exigem colaboração. Ser melhor com as pessoas significa trabalhar eficazmente em grupo, contribuindo com suas habilidades e ouvindo as contribuições dos outros. Sabermos nos relacionar de forma saudável em grupo, pode abrir portas para oportunidades pessoais e profissionais. Quando somos melhores com o próximo, construímos uma rede de contatos valiosa que pode beneficiar nossa carreira e nossos objetivos pessoais.
Não se feche em uma bolha, interagir com pessoas diferentes de nós nos expõe a novas ideias, perspectivas e culturas. Ser melhores com as pessoas nos incentiva a aprender e crescer continuamente, expandindo nosso horizonte.
E por fim, dê o exemplo. Inspirar os outros a fazer o mesmo com suas ações positivas pode criar uma cascata de bondade, consideração com o próximo.
Seja útil ao mundo, seja gentil, altruísta e tenha carisma!
Saiba Jogar
A vida realmente é como um jogo, você já parou um instante para pensar se é um bom jogador?
Eu costumo comparar a minha vida a um jogo de xadrez, ô trem difícil. Assim como no xadrez, na vida enfrentamos escolhas estratégicas. Cada movimento que fazemos afeta o resultado final. Devemos pensar cuidadosamente em nossas ações, antecipar as consequências e estar dispostos a sacrificar pequenas vitórias para alcançar objetivos maiores. Ufa, é assim, pelo menos para mim.
Dizem que um bom jogador é uma pessoa inteligente. Um bom jogador conhece as regras do jogo e procura brechas em pessoas e processos, dessa forma ele domina as situações, inteligente não? Eu tento procurar brechas para me destacar, é um exercício de treino mental, aliás, um excelente exercício, fique de olho!
Outra forma de jogar bem é não perder tempo em seus pontos fracos e trabalhar para enfatizar seu pontos fortes, e também mexer somente com aquilo que você pode modificar, não perca tempo em algo que não dependa de você para melhorar.
Trabalhe sempre com antecipação para previnir problemas. Ao se deparar com um problema, enxergue nele alguma oportunidade. Desenvolva bons relacionamentos e mantenha em dia seu planejamento. E por fim, descanse pois a mente precisa de um tempo.
Uma mente saudável deve ser a sua prioridade pois, é através dela que realizamos sonhos.
Olhe hoje para os seus resultados, você precisa melhorar em algum aspecto?
O pilar do Espírito
O espírito é como o fogo: Muda, transmuta e energiza...
Nesse pilar está a completude!
A sua fé move montanhas, ela cura.
Com um espirito doente ou esquecido nada pode ser construído.
Qual a força sobrenatural que te move?
Onde você deposita a sua fé e acredita que tudo irá melhorar?
Aqui, não falaremos sobre religião, nem tão pouco importa em que as pessoas acreditam. Deus ou Universo? Não importa.
Aqui o importante é crer, é sentir a força invisível que achamos ter por perto, mas que na verdade, ela está dentro de cada um de nós.
Sejam bem-vindos ao pilar que nos dá força, que nos permite seguir adiante, o pilar do fogo.
A Fé em Diferentes Caminhos para a Paz Interior
Temos diferentes crenças e maneiras de acreditar. Praticamos diferentes rituais, e o importante é nos apegarmos a algo que alimente a nossa fé, que nos traga paz de espírito e nos ensine a seguir adiante, seguir em frente. Vou descrever algumas formas que tive acesso e que, de alguma forma não tangível, me trouxe algo de positivo.
Como a Ciência descreve a fé
A ciência descreve a fé como uma experiência pessoal relacionada à crença em algo transcendental, muitas vezes sem a necessidade de evidências físicas e lógicas. Os cientistas frequentemente abordam a fé como um aspecto da psicologia humana, estudando como ela afeta o cérebro, o comportamento e as emoções. A ciência não pode confirmar a validade de crenças específicas, ela pode explicar como a fé pode desempenhar um papel importante na vida das pessoas e influenciar suas ações e decisões. No entanto, a fé transcende o escopo da ciência, pois é, em última análise, uma questão de convicção pessoal e espiritual que vai além da análise puramente científica.
A crença na energia e o poder da frequência vibracional
Essa crença defende que tudo em nós vibra; somos energia, assim como tudo ao nosso redor, assim como o Universo. Partindo dessa premissa, temos uma frequência vibracional natural que pode atrair e repelir outras energias. O ser humano pode mudar a sua frequência intencionalmente ou não, podendo vibrar alto (positivo) ou baixo (negativo). Ao trazermos essa ideia para um pensamento bem simples, faz sentido, porque sempre que pensamos positivo, as coisas ao nosso redor se tornam boas, e ficamos em paz independentemente das circunstâncias. E ao pensar negativo, tudo de ruim começa a desencadear. Então, o ser humano pode mudar a sua energia e viver melhor. Mas não pense que isso é uma decisão da mente racional; é complicado porque a mente é sabotadora, e precisamos ter muita fé em algo que vai além da logica para conseguirmos a força para mudar nossos pensamentos e sentimentos e vibrarmos mais alto.
O milagre de Hal Elrod, autor de “O Milagre da Manhã”
Eu testei, e advinha? Vivi um milagre.
Funcionou porque eu mudei a forma de pensar e comecei, por um período, todos os meus dias focada no meu espírito e em melhorar.
Funcionou porque eu prestei a atenção em mim mesma, identifiquei problemas, cuidei, curei.
Funcionou porque eu me fortaleci por dentro. Eu fiz o meu milagre da manhã. E hoje em dia ainda faço, às vezes a tarde e outras vezes à noite.
Não tem nada de complicado e faz muito sentido o método proposto no livro. O autor sugere um passo a passo todas as manhãs, e você deve acordar antes para dar tempo de fazer e não atrasar os seus compromissos. Você deve:
1 - meditar, ficar em silêncio, eu substituí por orações;
2 - afirmações positivas, eu repetia para mim mesma: eu quero isso e sei que posso, então farei acontecer afinal, só depende de mim;
3- visualização, explorar a sua imaginação e se ver nos seus sonhos, além de acreditar, sentir que aquilo é possível;
4 - leitura de algo bom, que te ajudará no processo, pode ser bíblia, autoajuda, você escolhe;
5 - atividade física, eu pulava essa parte porque não fazia exercícios pela manhã, eu tinha um horário específico para isso à tarde.
Repeti isso por dias: Acordava mais cedo, orava, repetia palavras de incentivo para mim, relembrando as minhas metas, me imaginava vivendo algo melhor, lia algo que me fazia bem e depois ia trabalhar. Eu mudei, melhorei e vou te dizer que nunca mais acordei em cima da hora, acostumei com essa rotina "milagrosa" porque foi saudável para meu espírito. Mas eu fiz acontecer, portanto, toda a fé está dentro de nós, concorda?
Livros Devocionais
Os livros devocionais são perfeitos para aprofundar a sua fé e seu conhecimento na Palavra de Deus diariamente, estreitando a sua relação com o divino.
Dentro da minha leitura matinal, eu coloco livros devocionais, escrito por pastores, padres e pessoas desse nicho que levam a palavra de Deus através de leituras leves. A proposta desses livros é levar o leitor a ter uma mensagem por dia afim de se conectar com Deus. Funciona, são mensagens lindas que tocam o coração o espírito. Eu particularmente faço uso e posso dizer que funciona para mim, vale a pena deixar um na sua cabeceira.
A atenção plena e o silêncio ensinados pelos Mestres Monges Budistas
Eu comprei um livro enquanto estava passeando pela livraria em uma tarde cheia de preocupações. O título me chamou a atenção; eu logo pensei que precisa ler aquilo como se fossem pílulas para me acalmar naquele dia. "As coisas que você só vê quando desacelera" do Monge Zen-Budita Haemin Sunim, esse monge já vendeu mais de três milhões de exemplares dessa obra. A proposta do livro é te parar na loucura do mundo caótico em que vivemos. É uma leitura agradável, leve e que tras paz para o espírito. Funciona momentaneamente conforme a proposta. Realmente parece pílulas para relaxar em forma de palavras. Recomendo também como livro de cabeceira.
"Quando nossa mente está alegre e compassiva, o mundo também está. Quando ela está repleta de pensamentos negativos, o mundo parece sombrio. E quando nossa mente descansa, o mundo faz o mesmo". Citação do livro.
Trazendo para a minha linguagem é algo como: "A vida é da cor que a gente pinta".
Amuletos, imagens e assessórios de fé
A fé é algo que não vemos, não tocamos, mas, para algumas pessoas é bom ter um objeto que represente essa força poderosa.
Dá um conforto carregarmos um terço ou um japamala e orar e afirmar palavras positivas com eles nas mãos. É bom acender uma vela ao pé de uma imagem e ter algo para olhar, seja um Santo católico, um Orixá, o Buda ou o Ganesha. É bom pensar e sentir que afastamos energias ruins com cristais e incensos.
Esses objetos, para algumas pessoas, cada um dentro da sua crença e cultura, representam algo além; suprem uma necessidade do ser humano de ver e tocar em algo que representa a força invisível de sua fé. E isso alimenta o espírito e nos conecta conosco mesmos.
Faz bem e traz a paz. Vale utilizá-los no nosso dia a dia.
A Criatividade vem de Deus?
A criatividade é natural do ser humano, a vida é pura energia criativa. A criatividade é uma dádiva de Deus, ao abrir nosso canal criativo muitas mudanças sutis mas poderosas irão acontecer. Nossos sonhos e desejos criativos vêm de uma fonte divina.
Julia Cameron - livro: O Caminho do Artista
Quando li e percorri o Caminho do Artista proposto pela autora Julia Cameron, percebi que aquilo era uma jornada espiritual, pois simplesmente me conectei comigo mesma, ou seja, foi um mergulho para dentro e senti e extraí ideias que partiram do meu espírito. Eu trouxe à tona uma fonte inesgotável de inspirações divinas. E digo isso porque não imaginava que teria a capacidade de ideias que pude experimentar. Era como se eu escutasse, criasse e fosse guiada para a ação. Por isso dizem que a criatividade transforma sonhos em ações.
Explico melhor. Eu não aprendi a ser criativa, eu trouxe à tona o meu dom natural que Deus me deu, a Criatividade. E todos têm acesso, está dentro de nós adormecido.
É sobre prestar atenção a tudo o que nos rodeia. Ter a sensibilidade e curiosidade para descobrir o que se esconde nas aparências dos fatos, objetos e pessoas.
Segue alguma dicas de aquecimento para você trazer à tona o seu potencial criativo:
quando tiver um estalo mental, uma ideia, mesmo que considere boba, anote e reserve;
liste seus objetivos de vida e leia sempre até despertar ideias do que fazer para se aproximar deles;
observe tudo a sua volta, treine isso de olhar com atenção ao que está acontecendo no momento presente;
tenha forte curiosidade, queira entender as coisas;
seja otimista e tenha atitudes positivas que permitam seguir adiante;
quando estiver preso a um problema, foque em resolvê-lo ou, se não puder, aceite, mas não fique preso a ele;
Despretensiosamente vá seguindo essas dicas, vá vivendo dessa maneira e perceberá que ideias novas, pensamentos reveladores irão surgindo aos poucos, pequenos e ganhando força. O que acontece é que a mente consciente está sendo alimentada com novas formas de pensamentos e atitudes da sua parte, e dessa forma, a mente subconsciente começa a trabalhar sem que você perceba e o estalo, a iluminação, a grande ideia vem de repente. Essa ideia que chega é sempre positiva, faz mudar a sua vida além de ajudar outras pessoas, a iluminação vem de Deus.
Quando a ideia chega, com clareza coloque seu intelecto para trabalhar e vá testar formas de colocar aquilo em prática.
Hoje, eu uso a minha criatividade para tudo na minha vida, eu oro pedindo a Deus que desperte em mim cada vez mais a capacidade de ter ideias boas e novas para ajudar as pessoas. Faça um teste, traga esse potencial que você já tem à tona.
O Conceito que Mudou a Minha Vida Espiritual
Eu vou compartilhar com vocês um conceito que aprendi. Esse conceito me conectou a mim mesma e me fez ser melhor espiritualmente.
1 Eu, como espírito
Eu sou uma alma que tem um corpo e não um corpo que tem uma alma. Devo alimentar o meu espírito em vez de passar a vida toda cega, achando que sou só carne, um corpo físico. O que alimenta meu espírito?
Estar presente ou seja, viver na minha potencialidade. (Que difícil, vou explicar melhor):
Estar presente é despertar o seu potencial divino. Conseguimos isso ao nos desconectarmos da loucura caótica que vivemos, orando ou meditando, fazendo silêncio para pensar e entrando em contato com a natureza para ouvir os pássaros, a água corrente, ver o por do sol e as estrelas, sentir o vento.
Dessa forma, descansamos a mente dinâmica (aquela que trabalha, cria e faz) e ativamos a mente silenciosa (aquela que foca em você, é sábia e organiza o que você precisa no momento). Sabe uma reprogramação, é tipo isso!
2 Lei do menor esforço
É sobre gastar a sua energia somente com aquilo que quer conquistar na vida. Use a sua energia para criar, para ajudar as pessoas. Não permita que assuntos desnecessários te chateiem e te faça perder o foco.
A natureza trabalha sem ansiedade certo? Seja como ela, porque você faz parte da natureza.
Siga alguns passos simples para praticar o menos esforço:
Viva o presente, esteja aqui e agora.
Se responsabilize, só você tem culpa pelo o que sente, fala e faz, não é o outro.
Não tente convencer as pessoas, fale apenas uma vez.
Saiba que ser produtivo não é fazer muita coisa, é ter clareza para acertar e fazer bem feito.
Se cansou, descanse.
Pergunte-se se tem alguma forma mais fácil de fazer algumas coisas que estão complicadas aparentemente.
Mude de ideia pelo caminho, a resistência gera bloqueio, cuidado.
3 Causa e efeito, o Karma
Viver da melhor forma possível é fazer boas escolhas. Lembre-se: As escolhas de hoje são sementes que, plantadas, farão o seu futuro.
Pergunte-se: O que estou escolhendo hoje trará felicidade para mim e para os outros? Se a resposta for não, não faça!
4 Intensões e desejos
Já que nosso futuro é criado no presente, utilize duas ferramentas:
Atenção para estar atento o tempo todo e Intensão para transformar as ações para o futuro.
Tudo aquilo que colocamos atenção fica forte em nossa vida, e o que tiramos a atenção enfraquece. E você controla isso. Retire os obstáculos do caminho e trabalhe para conquistar o que deseja.
5 A sabedoria da incerteza
Fique ciente de que nada é certo, mude de opinião quando achar necessário. Entenda que mudar traz fluidez e não resista, a resistência gera bloqueio.
6 Doação
É doando que se recebe. Peça a Deus que os seus talentos te encontre para que você seja capaz de ajudar alguém.
Ofereça uma oração, dê um presente, dê simpatia, seja útil.
Doar traz abundância.
7 Gratidão
O tempo todo, pratique a gratidão.
Quem é grato é recompensado, o grato ganha coisas, prospera em todas as áreas. Quem é grato vive feliz e se relaciona melhor com o mundo.
Para quem é grato o mundo é melhor, até nas situações ruins.
Em resumo, eu aprendi esses conceito com o guru da espiritualidade Deepak Chopra, que descreve esses conceitos em seu livro: As Sete Leis Espirituais do Sucesso. Para mim, dá para se viver melhor entendendo essas questões.
Resumo dos Conceitos:
Viver na potencialidade é estar presente; praticar o menor esforço; fazer boas escolhas; se concentrar nos seus desejos; mudar de ideia e não ser resistente; doar para receber e ser grato.
Linguagens que o Espírito Compreende
A consciência, vem por meio da sensibilidade. Seja sensível às coisas simples antes de ser sensível às mais importantes. Seja sensível até à sua xícara de café.
Tenha coragem para florescer. Vá, saia do seu ambiente seguro.
Se sinta humano mas divino. Concilie as suas duas naturezas, por mais humana e mais dores que tenha, você é capaz de manifestar a luz divina.
Desenvolva a generosidade, é o ato de adquirir e repartir.
Lute contra o descontentamento e o desânimo, eles te levarão a derrota.
Lute também arduamente contra o mal. Se ele estiver por perto, você será tragado.
Seja muito otimista, abra-se para o mundo e avance para o novo, sem medo.
Se reconheça como a atividade que cresce, a coragem e a eficiência para construir e manifestar os seus planos.
Reconheça a sua dor, não negue ela. Fique em paz, sua alma é livre para viver bem independentemente de memórias doloridas.
Independente de suas crenças e da religião que você escolheu e acredita, cuide do seu espírito e da sua fé. Aliás, tenha muita fé para ficar cada vez mais forte, aprender cada vez mais e poder ajudar as pessoas e fique forte, para cumprir com seus propósitos de vida.